fourmaislogo-05

Kovr Surety chega ao mercado baseada em inovação e parcerias

Kovr lança quarta marca do grupo focada em seguro garantia em evento internacional

Thiago Moura, CEO da Kovr Seguradora, e João Di Girolamo, diretor da Kovr Surety, na sede do grupo em São Paulo — Foto: Filipe Redondo/GLab

No final de abril, foi lançada, em um evento internacional do setor de seguro garantia e seguros de crédito, a Kovr Surety. Em três anos de operação da nova gestão, essa é a quarta marca lançada pelo Grupo Kovr. O Grupo Kovr — agora formado pela Kovr Seguradora, de ramos gerais, Kovr Previdência, Kovr Capitalização e a Kovr Surety, a mais recente, especializada em seguro garantia e fiança locatícia — passou por uma reformulação a partir de 2020, com o reposicionamento da estratégia do negócio baseado em tecnologia, inovação e parcerias.

Experiência

A estratégia, segundo João Di Girolamo, diretor da Kovr Surety, vai ser a mesma à frente da nova marca. “É um caminho natural buscar parceiros entre as relações já estabelecidas no grupo, e se acoplar o seguro garantia aos serviços já oferecidos pelas outras marcas do grupo”, detalha. 

Formado em Direito, o executivo tem 16 anos de experiência no setor de seguros. Di Girolamo chegou ao Grupo Kovr para assumir a nova marca em abril e mostra entusiasmo com o desafio de desenvolver a vertical. “Chego para colocar de pé a nova estratégia para a Kovr Surety, aproveitando a experiência nesse tipo de produto e toda a estrutura já amadurecida no grupo nos últimos anos”, explica. 

A decisão de ter uma marca de seguro garantia dentro da Kovr, como explica o executivo, veio a partir da avaliação de que essa seria uma forma de expandir o negócio com uma equipe dedicada, sem prescindir das sinergias possíveis com as outras marcas do grupo e da força de vendas tradicional, especializada, oferecida pelos corretores. Ao mesmo tempo, ao ganhar uma estrutura própria, a nova marca contará com agilidade na tomada de decisões do dia a dia.

Crescimento

As expectativas de Di Girolamo são promissoras. O executivo projeta um crescimento de 20% na receita nos próximos dois anos. O mercado de seguro garantia tem apresentado boas taxas de crescimento, como mostram os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. 

Em 2023, foram arrecadados R$ 4,3 bilhões. Depois de momentos delicados nos anos de recessão econômica no Brasil e dos efeitos da pandemia, nos anos de 2022 e 2023 o crescimento tem sido na casa dos dois dígitos.

Potenciais fontes de receita

O seguro garantia é uma forma de caução de uma série de obrigações, sejam elas contratuais ou legais. Pode ser usado, por exemplo, para garantir contratos públicos e privados, na obrigação de pagamento em um processo judicial, na importação de produtos junto à Receita Federal ou para a participação em processos de licitação. 

“A depender do tipo e do tamanho do contrato, de acordo com cada seguradora, o seguro garantia atende não só as grandes empresas, mas também os pequenos empresários em suas necessidades, desde pequenas construções às mais variadas prestações de serviço e contratos de fornecimento, que exigem este tipo de garantia”, detalha o diretor da Kovr Surety.

Parte do crescimento projetado pela Kovr Surety para os próximos anos deve vir das obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado em agosto do ano passado e que deve destinar R$ 371 bilhões em investimentos públicos até 2026, indica Di Girolamo.

O tamanho da Kovr*

  • Faturamento do grupo: R$ 1,9 bilhão 
  • Apólices emitidas pela seguradora: cerca de 3 milhões 
  • Crescimento do prêmio da seguradora: 132%

      Fonte: *Empresa/2023

As marcas do Grupo Kovr

  • Kovr Seguradora 
  • Kovr Surety 
  • Kovr Previdência 
  • Kovr Capitalização

Fonte: Valor
Por: Kovr Seguradora

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Recomendamos também