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O papel da ambidestria na transformação digital da educação

O que inspirou o CEO da Cogna na SXSW, em Austin

Como executivo, há anos tenho observado de perto as constantes mudanças que estão reformulando o cenário corporativo. Como CEO da Cogna, tenho buscado maneiras de fazer uma profunda transformação na empresa e prepará-la para o futuro da educação – que, diante do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), ninguém sabe como será exatamente.

A transformação digital, um termo onipresente em quase todas as discussões estratégicas, é muitas vezes mal interpretada e mal aplicada. Isso foi o que o John Hagel disse durante a palestra Diving deeper into the digital transformation, que assisti no SXSW 2024. A visão de Hagel sobre a transformação digital completa oferece um farol de clareza nesse mar de incertezas. Essa visão converge totalmente com o que eu penso e com a jornada que estamos empreendendo na Cogna.

Hagel argumenta convincentemente que a verdadeira transformação vai além da eficiência operacional, da automação e da digitalização das experiências. Ele descreve um processo de mudança fundamental, comparável à metamorfose de uma lagarta para uma borboleta. Essa ideia de transformação radical é fundamental para a forma como lideramos a Cogna em direção a um futuro ambicioso. Não estamos apenas melhorando o que já fazemos, estamos reimaginando o que podemos ser.

Roberto Valério, CEO da Cogna, na SXSW — Foto: Divulgação

A estratégia de zoom out, zoom in, que Hagel propõe, tem sido um princípio orientador para nós. Envolve olhar para o futuro, imaginando o que a Cogna pode se tornar em 10 anos, enquanto focamos intensamente no presente, identificando e executando as ações que nos moverão em direção a essa visão. Não é apenas uma questão de planejamento estratégico, mas de cultivar uma mentalidade que equilibra ambição de longo prazo com agilidade de curto prazo.

Para John Hagel, o aprendizado não é apenas estudar o conhecido, mas também uma jornada de criação contínua de conhecimento em busca do novo – uma noção ambidestra que tem permeado a cultura que estamos construindo na companhia nos últimos anos. Num mundo em constante evolução, a capacidade de aprender e se adaptar rapidamente torna-se uma vantagem competitiva inestimável. Isso é especialmente verdadeiro no setor de educação, onde a inovação é tanto nosso produto quanto nosso processo.

Hagel identifica três elementos que impulsionam a transformação: 1) grande desejo de realizar coisas que gerem impacto; 2) motivação para resolver problemas, inclusive os não previstos e 3) grande capacidade de conectar coisas e pessoas. Na Cogna estamos constantemente buscando novas soluções e incentivando nossos colaboradores a perseguirem o intraempreendedorismo e a mentalidade de crescimento. Acredito que essa abordagem não apenas alimenta a inovação, mas, também, cultiva um ambiente onde a aprendizagem contínua é valorizada e promovida.

A transformação da companhia tem sido profunda e abrangente, impactando tanto nossa estratégia e operações, quanto nossa cultura e identidade. Temos uma responsabilidade única de não apenas acompanhar a inovação, mas liderá-la. Nosso compromisso é transformar a educação e oferecer aprendizado contínuo que se adapte às necessidades em evolução de estudantes, profissionais, escolas, empresas e governos.

É uma jornada desafiadora, mas estamos confiantes de que, com a orientação de princípios como os propostos por John Hagel e a dedicação incansável de nossa equipe, estamos no caminho certo para alcançar esse objetivo ambicioso e, ao fazê-lo, redefinir o futuro da educação.

*Roberto Valério é CEO da Cogna

Fonte: Pipeline
Por: Roberto Valério

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