fourmaislogo-05

Galileo, de família da L’Oréal e CPPIB, compra controle da Faculdade Multivix

Grupo europeu entra no Brasil com a aquisição no Espírito Santo e já mira mais M&A

Campus de cursos digitais da Galileo: quase 60 marcas no portfólio — Foto: Divulgação

A Galileo Global Education, um dos maiores grupos de ensino superior da Europa, acaba de fechar a compra do controle da capixaba Faculdade Multivix. A gestão vai seguir nas mãos da família Penina, que segue como acionista minoritária. A transação pretende transformar a Multivix na plataforma de educação da Galileo no Brasil, que inclui outras aquisições no radar, apurou o Pipeline.

Os dois principais acionistas da Galileo são a Têthys Invest, holding de investimento da família Bettencourt, controladora da L’Oréal, que soma mais de US$ 100 bilhões em ativos sob gestão, e o fundo de pensão canadense CPPIB, cada um com 37% da companhia. O grupo britânico Montagu tem os outros 17% e a banco de fomento francês Bpifrance tem os 9% restantes.

Ao longo de nove meses de negociação, a família Penina amarrou um acordo de governança com a Galileo, que garante a administração da faculdade. Os termos da transação não foram revelados. “Essa parceria nos permite aproveitar a experiência global e os métodos de ensino inovadores da Galileo, mantendo ao mesmo tempo os fortes valores locais e excelência acadêmica que a Multivix construiu ao longo dos anos”, disse em nota Tadeu Penina, CEO da Multivix.

Segundo Kamil Senhaji, CEO para Norte da Europa, Espanha e América Latina da Galileo Global Education, a Multivix vai passar por uma expansão nacional – hoje o presencial é somente no Espírito Santo, mas a rede opera cursos a distância. A Multivix tem seis faculdades e um centro universitário, com 310 polos de EAD no país. A base é de 60 mil alunos, classificada entre as melhores faculdades do país, segundo o Ministério da Educação.

A rede tem 508 cadeiras em medicina, que é uma área de interesse da Galileo, mas não a única. Enquanto a disputa entre grupos de ensino superior no país tem se dado principalmente nesse segmento, onde os múltiplos ainda se sustentam em maior patamar para o vendedor e margens operacionais melhores para o comprador, a Galileo tem um portfólio mais amplo em humanas e também exatas – o que aumenta o leque de possibilidades para novos M&As no país.

Unidade da Multivix em Vitória: novo controle, mesmo gestor — Foto: Dovulgação

O grupo europeu, que tem capital fechado, já vinha buscando ativos no mercado brasileiro há um tempo. A Galileo soma 58 marcas em ensino superior, em 106 campi em 18 países e mais de 250 mil estudantes. Além de Europa, onde está sua maior operação, tem escolas na Ásia e América Latina. A rede inclui a Paris School of Business, o Instituto de Estudios Universitarios, no México, a Macromedia University, na Alemanha, e o italiano Istituto Marangoni.

A Vinci Partners foi assessora financeira dos acionistas da Multivix, que teve ainda assessoria jurídica dos escritórios Tauil & Chequer Mayer Brown e Machado Meyer. Os vendedores foram outras famílias que participavam da sociedade capixaba, mas não estavam na gestão. A Galileo, que tem um departamento interno de M&A, teve assessoria jurídica do Pinheiro Neto.

Fonte: Pipeline
Por: Maria Luíza Filgueiras

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Recomendamos também